quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

NOVIDADES DE 2011

EM 2011 A ÁRVORE DA VIDA LANÇARÁ SUA HOME PAGE, MAS MANTEREMOS TAMBÉM O BLOG PARA SUAS CONSIDERAÇÕES

ABRAÇOS A TODOS

GRUPO ÁRVORE DA VIDA
CONSULTORIA

FELIZ NATAL E UM 2011 CHEIO DE REALIZAÇÕES!


UMA ANTA LHE DESEJA UM FELIZ NATAL

Lélio Costa e Silva

Nesses tempos atuais muito nos inquieta a idéia de como os animais ainda estão à mercê do preconceito, do descaso, da irresponsabilidade e ignorância humanas.
É comum ainda ouvirmos xingamentos usando os animais como adjetivos. E a palavra “anta” tem sido usada equivocadamente para designar as pessoas desprovidas de inteligência. Tanto estranhamento nos assusta. Se algum dia você se perder em uma mata e se deparar com uma anta, basta segui-la. Toda anta anda em trilhas a procura de água - coisa de bicho inteligente. Quer dizer: de sede você certamente não morrerá, graças a inteligência do animal.
Como médico-veterinário tenho tido o privilégio de trabalhar com animais silvestres há um bom tempo e a exercitar com eles a minha educação interior. Desde criança aprendi a lutar contra rótulos, preconceitos e equívocos em relação aos animais e plantas. “Naturalista”? “Tecnicista”? “Radical”? “Catastrófico”? “New age”? “Conformista”? Não sei onde me enquadro.
Deixar de considerar os demais seres vivos como meros coadjuvantes em minha trajetória tem sido um desafio. Lidar com animais nos faz exercitar a educação da sensibilidade, o reaprender a olhar e a redefinição dos valores. Não me preocupo se deve haver sempre uma razão prática e lógica para preservar a Natureza. Sou apenas mais um que dela faz parte.
Mas esta é uma história de Natal. De anta.
Conta uma lenda que a anta foi feita com partes de outros animais, o formato de um porco, os pés de rinoceronte, os cascos de boi, o focinho como uma pequena tromba e os olhos estrábicos acesos, mas mesmo com tantos atributos não conseguiu chegar a tempo para presenciar o Nascimento.
Já lhes digo o motivo: é que ela estava em uma trilha à procura de um presente especial para o Filho de Deus. Não era a mirra, nem o incenso, nem o ouro. Outros já haviam tido essa idéia. Quis ser mais original: encontrar um riacho de águas limpas e levar o recém-nascido para o primeiro banho como todas as antas fazem quando nascem os seus filhotes. E caso a criança necessitasse de leite ela ofereceria o seu para Nossa Senhora amamentar o Filho. Por isso, andou, andou, andou. Sabia que não tinha muito tempo. De longe observou uma estrela diferente no céu. Distraiu-se tanto com aquele brilho que não viu a hora passar. Já era madrugada quando encontrou uma lagoa de águas cristalinas que refletiam a claridade daquela noite especial. Mas estava tão cansada que dormiu.
Assim, quando Jesus nasceu Ele teve a companhia dos animais domésticos como o burro, a vaca e o primoroso canto do galo, como todos o sabem. Mas Deus quando viu seu Filho sendo recepcionado pelos animais e pastores com tanto carinho reconheceu o esforço da anta. Convidou-a para subir ao firmamento e a transformou na Via Láctea juntando um número incalculável de estrelas. Daquela noite em diante apareceu “um caminho de leite no céu”, como diziam os gregos. Ou Tapiirapé segundo os povos indígenas brasileiros.
Bem, inventei essa história só para lhes contar que recentemente tive o privilégio de acompanhar o parto de uma anta. Foi quando pude perceber que o casal de antas havia recebido seu filhote neste quase natal de 2010 “embrulhado para presente”. Coisas de Deus e sua natureza. Por isso considero que das mil maneiras de sermos pai e mãe, a ventura é uma só, de bichos e gente. Sublime aquiescência divina. Neste dezembro desejo que você encontre uma via láctea de felicidade em seu caminho. Este é o meu sonho e o de todas as antas.
Feliz Natal!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lélio Costa e Silva, Sócio-Administrador da Árvore da Vida recebe Prêmio em Minas Gerais






Lélio Costa e Silva, idealizador do Xerimbabo Usiminas, recebe prêmio de sustentabilidade



A primeira edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza reuniu esta semana os principais nomes da ecologia em Minas Gerais. Entre os convidados e homenageados estava o idealizador do Projeto Xerimbabo Usiminas e supervisor do Zoológico do Centro de Biodiversidade da Usiminas, Lélio Costa e Silva.

A atuação do médico veterinário foi reconhecida na categoria – eram 22 no total – Melhor Exemplo em Educação Ambiental, em referência aos 26 anos de existência da iniciativa. Para Lélio, a premiação assume uma conotação especial por trazer o nome daquele que fora seu grande mestre. “Pude aprender muito com o Hugo Werneck, que foi um grande admirador do Projeto Xerimbabo e chegou a nos visitar por três vezes. Fiquei bastante emocionado e orgulhoso por receber essa premiação, que soma um compromisso ainda maior ao nosso trabalho”, afirmou.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo que unia imagens do homenageado à metamorfose de uma borboleta, lembrando seu amor por estas. Lélio acredita que a mensagem de transformação evidenciada através das borboletas deva nortear a proposta de continuidade do Projeto Xerimbabo, que deve permanecer em constante evolução.
Ao receber o prêmio considerado Oscar da Ecologia Mineira, Lélio agradece à família e à equipe envolvida na realização do Projeto Xerimbabo, bem como à Usipa e à Usiminas, que tornam possível esse vitorioso projeto.


Projeto Xerimbabo
O Projeto Xerimbabo é uma das maiores e mais duradouras iniciativas de educação ambiental do País. Em 2010, chegou a sua 26ª edição e superou a marca de mais de dois milhões de visitantes. Durante o evento são realizados seminários, concursos e exposições nas trilhas do Centro de Biodiversidade da Usiminas – CEBUS.
A cada edição, o Projeto ganha uma temática diferente, definida de acordo com as sugestões dos participantes no ano anterior. Este ano, graças a um acordo assinado entre a Usiminas e a Usipa, a siderúrgica assumiu oficialmente a gestão do projeto, o que conferiu sua ampliação para outras localidades, como Itatiaiuçu (MG), região de mineração da Usiminas.

Prêmio Hugo Werneck
Hugo Werneck foi professor e conservacionista mineiro, fundador do Centro para a Conservação da Natureza em Minas Gerais, uma das primeiras ONGs ambientalistas da América Latina.
Em 2008, aos 89 anos de idade, faleceu vítima de um câncer no pulmão. Seus ensinamentos foram fundamentados em três principais vertentes: conhecer, amar e cuidar da natureza. O Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa do Grupo Ecológico para enaltecer ações, cases, experiências ou iniciativas bem-sucedidas que, seguindo os ideais do ambientalista homenageado, se aproximem dessa receita de reaproximação harmoniosa com o meio natural.
Assessoria de Comunicação Social Usiminas


Da redação do Plox