quarta-feira, 1 de julho de 2009

Reflexão para Julho: UMA ESTRELA DE VIRTUDES - Lélio Costa e Silva

Primeiro busquei o significado da palavra virtude: “uma disposição firme e constante para a prática do bem, uma força que age ou que pode agir.”
Depois adormeci querendo saber quais seriam as principais virtudes que tornam uma pessoa melhor. Então alguém em meus sonhos disse: “A virtude de um ser é o seu valor” E me contou sobre um asteróide e seus cinco ensinamentos estelares.
Onde o azul era infinito, mar e céu viviam unidos. Neles, entre latitudes e profundidades, um ser da fantasia, uma estrela-do-mar, transitava. Pouco convencional, sem rabo nem cabeça, nem lado direito ou esquerdo, cinco braços eqüidistantes. Contrariando a normalidade? Que mistérios, que semelhanças? Nem se importaria se os outros a considerassem diferente. E se porventura houvesse interrogações, elogios ou desprezo, não se incomodaria - nunca se sentia mais importante que os outros. Ali a Simplicidade era uma presença virtuosa.
E, quando queria se deslocar naquelas águas marinhas, qualquer lado seu podia tomar a iniciativa, pois os outros obedeciam numa ação coordenada. Uma segunda virtude ali se espelhava: A Cordialidade. A ausência do individualismo, a aquiescência em favor do outro em concordância divina.
Diante das marés turbulentas, mesmo com o aparentemente sistema nervoso primário, sem cérebro, podia entender o que ocorria ao seu redor, pois para sentir o toque e a luz tinha sensores nos braços e só. Contava com o favor das ondas para não perecer diante da luz solar implacável queimando a areia ou virar comida de gaivotas ou falcões-pescadores. A cada retorno às águas profundas borbulharia mais uma virtude, a Gratidão - a capacidade de expressar o verbo agradecer retribuindo com o melhor de si : o ato de dividir a própria alegria pelo gesto de Solidariedade do mar.
Entretanto apresentava habilidades surpreendentes, um talento notável para a regeneração e o desprendimento. Quando perdia um braço ao ser manuseada rudemente podia em, alguns casos, cultivar um novo, após determinado tempo e até fazer nascer de um pedaço um novo indivíduo completo. Maior Tolerância impossível. De um ferimento o recomeço, de um fragmento a lição de mais um sonho.
E hoje desejo acordar para a luta diária querendo ser aquela estrela-do-mar, no oceano da vida. Aprendi que para isso a minha principal tarefa será vivenciar em mim e descobrir nos outros a somatória de todas as virtudes, o Amor.

ESTRELA DO MAR- Classe Asteroidea- Filo Echinodermata-Ordem Equinodermos

As estrelas-do-mar são animais que abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares de portos. Cerca de 1500 espécies reunidas em diversas famílias vivem desde as linhas de maré até profundidades consideráveis na areia e no lodo.
O corpo de uma estrela-do-mar consiste de um disco central e cinco raios ou braços afilados.,mas existem algumas espécies com um número maior - até 20 braços.
Na superfície superior há espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto. Uma das características mais assombrosas das estrelas- do- mar é sua capacidade de regeneração, quando perdem algum de seus braços. Existem algumas espécies que, inclusive, podem regenerar-se a partir de um único tentáculo.

FOTOS DO PROJETO SEMENTEIRA ALCOBAÇA E CARAVELAS BA













PROJETO SEMENTEIRA ALCOBAÇA E CARAVELAS BA

Dia 20 de junho estivemos em Teixeira de Freitas com o modulo IV do Projeto Sementeira
Com o objetivo de dar sequência aos trabalhos nos municípios de Caravelas e Alcobaça, iniciado em 2006 e 2007 por outra consultoria e retomado em 2008 pela Árvore da Vida S/C Ltda., foi realizado um seminário conjunto entre as cidades, com o objetivo de recuperar e redefinir o público assistido pelo projeto, buscando a construção de novas diretrizes e práticas junto ao público dos dois municípios. Embora o público tenha sido pequeno, por fatores relacionados à própria logística das Prefeituras, consideramos, após a retomada dos diálogos com os participantes ser viável a continuidade do Projeto nessas cidades.

FOTOS DO PROJETO SEMENTEIRA MUCURI BA MODULO I












PROJETO SEMENTEIRA MUCURI BA

Em 16 de maio estivemos em Mucuri BA para dar inicio ao Modulo I do Projeto Sementeira Novas Praticas de Educação Ambiental que teve como objetivo especifico:

>Discutir as atitudes cidadãs e o papel da Escola e a Comunidade no contexto da educação ambiental.
>Introduzir novas práticas educativas incentivando a criação dos grupos de reedição do Projeto Sementeira
>Realizar oficinas de sustentabilidade contextualizadas com o cotidiano escolar.