domingo, 12 de abril de 2009

PROJETO SEMENTEIRA – EMBU DAS ARTES-SP

O objetivo fundamental da Educação Ambiental é motivar e não somente instruir. A motivação leva a pessoa a explorar um tema, vivenciar suas próprias experiências, descobrindo, por seus próprios meios, muitos aspectos do ambiente e das relações que se dão nesse espaço.
Educar pelo sentimento. O desvelo pelas crianças de hoje e das gerações do porvir. Essa é fórmula simples do Projeto Sementeira. No entanto, nossa intenção é a de que os conceitos e sugestões sejam reeditados - e não apenas “multiplicados” pelo educador, no ambiente da escola e comunidades do entorno.
Apresentamos neste quarto módulo novas práticas educativas para o ambiente. São atividades para serem empregadas em casa, na escola e na comunidade. Escolha-as de acordo com a faixa etária.
Lembramos que o conteúdo desta apostila visa despertar o interesse e a curiosidade e nunca terá a pretensão de esgotar o assunto. Para ampliá-lo existem as informações complementares representadas pelos outros materiais distribuídos aos educadores. O verdadeiro Projeto Sementeira se desenvolverá potencialmente na escola a partir das vivências compartilhadas nos seminários, do uso dos recursos didáticos construídos e, sobretudo, da sua efetiva participação.
Na discussão da Transdisciplinaridade, um dos caminhos para a Educação Ambiental, filósofos, pensadores, poetas, religiosos, artistas e cientistas se reuniram, no final do século passado e pronunciaram uma única pergunta: “Como será o ser humano do futuro? Basarab Nicolescu (físico teórico no Centro Nacional de Pesquisa Científica, na França) respondeu: “... o nosso sono nos faz esquecer nossa origem poética... O homem do futuro, o homem poético, é o homem do terceiro. Ele irá se reconhecer na face do outro e vai construir uma vida poética sobre esta terra sofrida demais. A insurreição poética vai, um dia, varrer a Terra, como uma ofuscante luz de amor.”

FOTOS DO MODULO IV DO PROJETO SEMENTEIRA EMBU SP













PROJETO SEMENTEIRA EMBU DAS ARTES SP MODULO IV

EM 4 de ABRIL de 2009 EM EMBU DAS ARTES-SP TEVE A CONTINUIDADE DO PROJETO SEMENTEIRA 2008 COM A PARCERIA COM A EMPRESA SUZANO PAPEL E CELULOSE AONDE FOI REALIZADO O MODULO IV NO PARQUE FRANCISCO RIZZO.

TEVE COMO OBJETIVO:
Discutir as atitudes cidadãs e o papel da Escola e a Comunidade no contexto da educação ambiental.
Introduzir novas práticas educativas incentivando a criação dos grupos de reedição do projeto Sementeira.
Realizar oficinas de sustentabilidade contextualizadas com o cotidiano escolar.

Reflexão para Abril: O TURISTA ECOLÓGICO - Lélio Costa e Silva


Quando chegar, procurará conhecer a memória e os costumes das comunidades locais. Uma questão de respeito.
Toda passagem será invisível: não sujará as trilhas, becos e ruas.
Das plantas guardará em seu coração a singeleza e a essência.
Recolherá em cada canto de praia, mangue ou praça, o lixo encontrado, espalhando harmonia às pessoas através do cumprimento, indistintamente.
A opção será pelo silêncio, dispensando os aparelhos de som. Sua audição estará aberta à música das ondas, ao canto das aves e principalmente às narrativas dos moradores.
Não escreverá seu nome em monumentos, troncos de árvores, telefones públicos ou grutas. Guardará as imagens em sua mente, no álbum de fotografias e cartões postais.
Na bagagem, apenas o necessário. Saberá prestigiar o comércio local, experimentando sabores e cheiros em retribuição à hospitalidade.
E numa última noite estrelada, de deliciosas e inesquecíveis férias meditará:
Muito haverá aprendido com aquela cidade. Em sua alma estarão restabelecidos o zelo, a cortesia e os limites.
Com as crianças haverá recuperado a preciosa idade do encantamento.
Com os adultos, a possibilidade da troca, em justa medida, sem servidão ou exploração.
E finalmente, com os idosos aprenderá a rescrever no calendário da vida, a verdadeira ecologia do cidadão.
No dia seguinte, extasiado em gratidão, irá embora.
Em sua nave espacial.